O que vai acontecer durante uma sessão?

Finalmente convenci-me e marquei a minha sessão de Bowen! 😀 E agora o que é que vai acontecer? Como é que se faz o tratamento?

  • Primeiro vamos conversar.. e muito!

A primeira sessão começa sempre com uma boa conversa. Sempre me ensinaram que «é a conversar é que a gente se entende» e logo comigo, que falo muito pouco…. 😀

Essa conversa, informal e descontraída, serve para nos conhecermos um bocadinho melhor, para me falar de si, da sua profissão e exigências do dia-a-dia. Vai explicar-me porque é que marcou a consulta e quais as expectativas que tem. Vamos falar da sua dor e quais as limitações que sente.
Vou querer saber tudo e vou fazer muitas perguntas…!

Depois, irei explicar em que consiste a terapia, esclarecer as suas dúvidas e explicar porque é que ela (realmente!) funciona. Iremos rever os efeitos que pode sentir e o que pode fazer para os minimizar.

  • Agora chegou a hora de desfrutar o momento.

Acabada a conversa chegou a hora de trabalhar! Agora é o momento em que vai relaxar e, finalmente, perceber o que é o Bowen. O ambiente estará calmo e a luz num lusco-fusco acolhedor. A música é suave e nada que traga distrações. O momento é seu, aproveite-o bem.

Irá iniciar a sessão deitad@ de barriga para baixo e os movimentos serão realizados sobre a pele ou sobre roupa leve (como se sentir mais à vontade). Apenas deixarei a descoberto a área a tratar. Os movimentos muito precisos e nos pontos certos, serão de certeza, ainda mais leves do que aquilo que imaginava e poderá sentir uma pequena impressão ou um formigueiro. Tudo normal 🙂 Lembre-se de me avisar sempre que se sentir desconfortável. O Bowen é suavidade, fluidez e harmonia – nada é suposto doer ou ser invasivo. Depois, trabalharei consigo de barriga voltada para cima, sentad@ ou em pé. Depende sempre do protocolo que irei utilizar. Geralmente faço um trabalho global – pernas, costas e pescoço, por forma a «ensinar» ao corpo o que são os movimentos do Bowen.

  • E agora que estava a relaxar é que vou embora… mas volto!

É verdade! A curiosidade mais evidente em relação à terapia são as pausas realizadas entre os movimentos. Depois de realizar uma sequência de movimentos vou sair da sala. Mas.. é hora do café? Não 🙂 Na verdade não vou para muito longe, estou apenas a respeitar o tempo que a informação demora a chegar ao seu cérebro e este começar a responder. Numa era de milhares de estímulos, esta pequenina pausa é crucial para que o seu sistema nervoso integre e assimile a informação que lhe dei. Estas pausas repetem-se várias vezes durante a sessão e, como estou sempre por perto, pode chamar por mim sempre que precisar.

  • Quanto tempo demora o tratamento?

Numa primeira sessão precisamos de 1h30. Depois cada tratamento pode variar entre 30 a 50 minutos, dependendo das queixas e do protocolo a ser usado. Lembre-se que muito tempo não significa eficácia. Um dos lemas do Bowen é «less is more», ou seja, com muito pouco chegamos longe. Confie na técnica. Eu confio, e muito! 😉

  • E agora já posso ir embora? Mas estou tão beeemmmmmm! 🙂

Claro que está bem!! E zen, relaxad@ e com os músculos bem molinhos. Pode ir embora, para a semana há mais! ;P Entretanto sinta as mudanças positivas a acontecer! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *